Cosméticos veganos, naturais, cruelty free: você sabe a diferença?

O mercado de cosméticos sustentáveis tem crescido exponencialmente, acompanhando o interesse dos consumidores. Hoje, 50% dos indivíduos buscam por produtos formulados com ingredientes naturais e 29% dos brasileiros preferem comprar de empresas com práticas sustentáveis.

Cosméticos veganos, naturais, cruelty free: você sabe a diferença?

Os termos são muitos e podem confundir mesmo a cabeça dos mais atentos. Mas existem diferenças: produtos naturais podem não ser veganos, enquanto cosméticos cruelty free não necessariamente são veganos. 

 

Qual a diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free?

Antes de comprar um cosmético, o ideal é ler e analisar atentamente o rótulo do produto. Com a ajuda de selos e certificados por organizações confiáveis, é possível entender em qual classificação o produto se encaixa. 

Apesar de todos os termos referidos trazerem benefícios à natureza e à saúde, eles não possuem o mesmo significado. Entender as diferenças é importante para manter o alinhamento em relação aos valores e princípios individuais. 

 

O que são produtos veganos?

Ao contrário do vegetarianismo, o veganismo é um movimento político que extrapola a alimentação. É uma filosofia e estilo de vida que consiste em minimizar ao máximo o consumo de produtos ou serviços que explorem animais. 

Por isso, excluem, dentro do possível, todo tipo de produto de origem animal, seja na alimentação, vestuário ou em produtos de beleza. 

Os cosméticos veganos são aqueles formulados sem uso de ingredientes de origem animal. Estão barrados ativos como cera de abelha (usada para dar consistência aos produtos), lanolina (ajuda a aderir pigmento) e queratina (usada para fortalecer cabelo, pele e unhas). 

 

receba, prove, opine e leia as resenhas!

Faça o seu cadastro

O que são produtos cruelty free?

 

Os testes em animais na cosmetologia ainda são muito comuns. Apesar da prática já ser proibida por lei em alguns países, em outros, como na China, ela ainda é exigida como teste de qualidade para permitir a comercialização. 

 

A luta contra a exploração e crueldade animal já dura décadas e muitas empresas têm feito sua parte para desenvolver produtos sem maltratar animais. 

 

Produtos cruelty free referem-se a produtos desenvolvidos sem testes em animais e sem compra de fornecedores que utilizam a prática. É possível identificá-los pelo selo “cruelty-free”, estampado com um coelho. 

 

 Cosméticos veganos, naturais e cruelty free

 

 

 

 

 

Fonte: Ejeq 

Também é possível conferir se uma empresa testa produtos em animais segundo a lista da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) ou da PEA (Projeto Esperança Animal), ambas organizações não governamentais confiáveis.  

O que são produtos naturais?

Cosméticos naturais são aqueles com substâncias vindas da natureza. Para ser certificado como natural, é necessário que o produto tenha no mínimo 90% de ativos naturais, vindos de plantas, minerais ou animais.

O produto também não pode ter ativos proibidos, como amônia, silicone, derivados de petróleo ou óleos minerais. 

Para identificar um produto natural, procure por selos de garantia de empresas certificadoras, como a Ecocert e o IBD (Instituto Biodinâmico). 

 

Bônus: cosméticos orgânicos x clean beauty 

Outro termo muito comum para cosméticos ditos sustentáveis é “orgânico”. Cosméticos orgânicos, são, assim como qualquer produto orgânico, produzidos com matéria-prima natural e baseados em processos orgânicos de produção.

O processo orgânico de produção é aquele em que o uso de recursos naturais e socioeconômicos é aperfeiçoado com métodos alternativos ao uso de materiais sintéticos na cadeia produtiva. 

Isso significa que o plantio, colheita, manuseio e extração dos ingredientes não pode envolver intervenções químicas, como uso de agrotóxicos. No Brasil, produtos orgânicos são certificados por empresas credenciadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Já em produtos clean beauty, a preocupação está com os ingredientes. São vetados quaisquer ativos que possam oferecer riscos à saúde humana ou ao meio ambiente, como corantes artificiais, perfumes sintéticos ou derivados do petróleo. 

Agora que você já descobriu o que são produtos cruelty free, veganos e naturais, continue lendo o blog da Beleza Lab para aprender mais sobre beleza e estética! 

Avatar of Jonathan Reinink

May 2021

há 2 anos

Deixe um comentário

Todos os comentarios

  • Monique

    Adore o texto!😍 Muito esclarecedor e necessário!👏🏼👏🏼👏🏼

Materias Relacionadas

Últimas Materias